O nome "Triguito" vem da palavra "trigo", um dos símbolos vocacionais. Quer lembrar a passagem bíblica onde Jesus compara o mundo a uma grande plantação de trigo, a messe. Somos chamados a rezar ao Pai Criador para que ele envie mais pessoas (operários e operárias) que ajudem na "colheita". E somos convocados a trabalhar pela vida em todos os seus sentidos (cf. Mt 9,35-38; Lc 10,2).
O personagem foi lançado pela Internet no dia 21 de maio de 1998, durante a semana de encerramento dos festejos do Ano Centenário da Congregação Rogacionista. O "mascote do Rogate", criado pelo artista plástico Fábio Mattos, começou a nascer no concurso de desenho promovido em 1997, num dos eventos do Ano Centenário. A idéia da semente veio do desenho vencedor; o corpo do personagem teve inspiração no desenho que ficou em segundo lugar; e o nome, "Triguito", foi herdado do desenho que ficou em terceiro lugar.
Triguito começou, aos poucos, a entrar em cena nas páginas da revista Rogate. Sua apresentação aconteceu na edição n° 163, em junho de 1998. Mas foi a partir da edição 200, de março de 2002, que ele passa a ser presença constante na seção "Leitor", no formato de tirinha. De 2001 a 2005 o personagem e sua turma circularam também como gibi. Com 24 páginas coloridas, o gibi apresentava Histórias em Quadrinhos e atividades educativas. Em 2005, a partir da edição 234 (agosto), "A Turma do Triguito" passou a fazer parte dos encartes da própria revista Rogate, como subsídio vocacional ao público infanto-juvenil. Fábio Mattos esteve à frente do projeto até a edição 257 (nov/2007), quando Osmar Koxne assumiu a produção dos desenhos.

O site da Turma traz muitas brincadeiras, jogos, desenhos para colorir e histórias em quadrinhos.

Divirta-se aqui  com o Rafael e o Júlio !
Você também pode entrar para a Turma enviando seus desenhos
e histórias para o Guilherme,  clique aqui ! 
Na hora de rezar,  conte com a Isabela aqui ! 
Se quiser entrar na moda da turma,  fale com a Gabi ! 
E não se esqueça de nos enviar o seu recadinho, ele é publicado aqui no Mural do Triguito para toda a turma,  clique aqui  e conte o
que achou do site ou simplesmente mande um abraço !
A Turma do Triguito © 2014 - Todos os Direitos Reservados    |     Web Design: Ana Paula Francotti